Sigur rós: uma viagem pra outro mundo. 

Você deve star se perguntando que car**@#$ uma banda islandesa está fazendo em um site dedicado ao gênero terror. Não se preocupe, eu também estou me perguntando! 

Mentira! A verdade é que ontem, dia 29 de novembro, aconteceu em São Paulo o show do Sigur Rós e, mais que um show, foi uma experiência sensorial que incluiu os mais diversos sentimentos: amor, felicidade, tristeza, raiva e até mesmo medo. Tudo isso sem falar uma palavra compreensível (não só por eles falarem em uma língua desconhecida pela maioria dos brasileiros, mas também por que eles inventaram uma língua, Volenska, que nasceu para dar sentimento e ritmo às suas musicas).

Em vários momentos do show eu pensei comigo mesma: isso daria uma bela trilha para um filme de terror. Várias das músicas tem o mesmo movimento de um suspense psicológico: sobe, sobe, sobe, atinge o ponto mais alto e desce, desce, desce, retomando esse vai e vem algumas vezes e fechando com um tiro no seu peito. 

A primeira vez que eu ouvi Sigur Rós foi em 2001, quando meu irmão voltou de um show deles no Free Jazz (lembram desse festival?). Ele nem conhecia a banda, foi ver outras coisas e se encantou! Não tem como não se encantar, uma vez que você escuta a voz do Jonsí, está enfeitiçado, não tem volta! O cara parece ter caído dos céus pra nos mostrar um pouquinho do que podemos esperar. Até ontem, eu pensava que essa voz era coisa de estúdio, incapaz de reproduzir ao vivo. Ontem eu quebrei minha cara. Ontem eu calei minha boca! Essa voz é real… parece de outro mundo (e até pode ser), mas é real. 

A música ao vivo parece entrar pelos seus calcanhares e percorrer seu corpo todo, até o último fio de cabelo. Nada se safa, nada fica inerte. A bateria bate direto no peito, com melodias quebradas, mas que fazem todo o sentido! 

Sem trocar uma palavra com o público (pra não trazer ninguém de volta ao plano terreste), os islandeses fizerem um show de arrepiar! Quem estava lá com certeza não vai esquecer tão cedo! 

Ouçam Sigur Rós, o mundo precisa disso!

 https://youtu.be/ojLgN7wqc5A

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s